Bem Vindos!!

Bem Vindos!!! Akie vc encontra dicas ,curiosidades, e muitas outras coisas para voce aprender a cuidar melhor de seu hamster bem vindos espero que esse site te ajude!!! entre e explore o site!! só tentar contato apartir desse e-mail!! phmarins_s28@hotmail.com

by: paulo.h

sábado, 5 de novembro de 2011

comentem akie

por favor comentem ,discutem,e pergunte akie!!!''

valew''

by:Paulo.H(especialista em hamsters)

hamsters cruzando!!

Rassas De Hamsters:

Rassas De Hamsters:
Apresentamos a seguir uma breve descrição dos principais raças de hamsters:

Hamster Dourado peso no macho adulto é de 80 a 130 gramas. no sexo feminino é de 90 a 150 gramas na maturidade, a expectativa de vida é de 2 a 3 anos, a maturidade sexual ganhar entre 35 e 45 dias a 3 ou 4 meses está pronto para jogar com um período gestação de 15-16 dias, ter 5-9 ninhadas por ano. Um hamster bebê pesa 1 a 2 gramas.

Russian Dwarf Hamster peso adulto é de 35 a 50 gramas. Sua expectativa de vida é de 1,5 para 2,5 anos.Maturidade sexual tê-lo em 18 a 23 dias, com um período de reprodução ao longo do ano, o período de gestação é de 20 a 22 dias, são de 2 a 10 filhotes por ninhada e 4 a 6 ninhadas por ano . Características: Mude a cor no inverno, este é o caso sempre em cativeiro, provavelmente imitando reais neve branca e ser presa fácil, esta mudança é estimulada pela redução das horas de luz e temperaturas baixas inverno. Tem um cheiro glândulas visíveis no macho que não está localizado nas laterais, mas pelo umbigo.


Roborovski Hamster Seu peso adulto é de 30-40 grs. em média. Sua expectativa de vida é de 3 a 4 anos. Encontrá-lo sua maturidade sexual entre 14 e 23 dias, tendo um período de reprodução ao longo do ano e gestado 19-22 dias, são 2-7 filhotes, com ninhadas de 3 . aos 6 anos Características: Os olhos redondos pretos são duas brancas marcas escuras que dão uma expressão característica. rins secretam uma urina altamente concentrada, reduzindo a dispersão de líquidos, uma adaptação ao clima árido de origem animal.


Dwarf Hamster China Seu peso adulto é de 50 gramas. em média. Sua expectativa de vida é de 1,5 para 2,5 anos. Maturidade sexual tê-lo em 30 dias e seu período reprodutivo é o ano, com ninhadas de 2 a 12 filhotes e 4-5 ninhadas por ano. Características: É muito fino e longo, a cabeça também é ligeiramente alongado semelhante ao mouse, em comparação com outros hamster até sua cauda é relativamente mais longa (2 a 3 cm.) e menos cabelo sobre ele. No sexo masculino para ver por trás redondo é a presença dos testículos.


Dwarf Hamster Campbell. Características: Tem uma glândulas odoríferas, que está no nível do umbigo e é visível nos machos. Eles são geralmente muito enérgica. 

Hamster albino é um hamster normal que é completamente Blacon problemas genéticos e olhos vermelhos.

angora hamster tem as mesmas características de um hamster normal, a única diferença é que o cabelo é revestido para suportar os invernos rigorosos . 
Hamster Panda (tambem pode ser chamado de hamster sirio!!) É chamado assim por causa de sua cor e porque esta espécie é muito atlético e muito normal todos os dias que estão penduradas nas grades da jaula. Eles geralmente têm a mesma longevidade e características comuns de um hamster.
Hamster Harlequin Eles diferem de hamsters normais de forma oval e cara de vagas, algo que o define muito bem porque este tipo de hamster gordura geralmente ser feita sem muita energia. 

Comportamentos

Comportamentos

Comportamentos

     O comportamento dos hamsters é uma das principais coisas que os criadores de primeira viagem precisam saber. Os hamsters são bastante diferentes de outros animais domésticos como o cachorro e o gato e alguns cuidados devem ser tomados para não cometer sérios erros.
Os hamsters são animais extremamente independentes, ao contrário de cães e gatos. Eles podem viver perfeitamente se você providenciar água, comida e espaço para ele ficar. Eles são pouco apegados aos donos, portanto você deve sempre brincar e ficar junto dele para que ele vá aos poucos se acostumando com você.
Estes animais tem hábitos noturnos. Eles normalmente acordam entre às 18:00 e 20:00 da noite e vão dormir entre 5:00 e 7:00 da manhã. Existem variações que podem ser normais, mas a maioria dos hamsters se encaixa nesse horário. Durante o período em que seu hamster estiver dormindo, não o incomode! Deixe para brincar com ele quando ele estiver ativo, à noite!
Hamsters também são animais extremamente organizados. Em seu ambiente natural, são expostos a situações onde a comida é difícil e há muitos predadores. Para fugir destas hostilidades da natureza, eles costumam armazenar comida em um local seguro (quase sempre na casinha). Eles levam comida através de compartimentos um pouco abaixo das bochechas. Também podem levar pequenos pedaços de papel higiênico neutro (sem cheiro), algodão e serragem para fazer seu ninho e proteger-se do frio. É recomendado portanto que o dono deixe à disposição destes pequenos roedores estes materiais. Estas bolsas nas bochechas também podem ser usadas pela mãe para carregar filhotes em situações de perigo!
Estes pequenos roedores também podem machucá-lo mordendo. São os sentidos de defesa dos hamsters. Não fique bravo com ele. Punição não resolverá em nada, apenas não faça mais com ele aquilo que acarretou aquela reação. Por exemplo, não coloque o dedo no interior da casinha quando o hamster está dormindo, pois provavelmente levará uma dentada.
Os hamsters são animais pouco sociáveis, principalmente a espécie síria, que é a mais comum entre os criadores. Cada caso é um caso, mas existe uma padronização de cuidados que você deve ter na hora de colocar mais de um hamster na mesma gaiola:
     HAMSTERS DE SEXOS DIFERENTES: Colocar hamsters de sexos diferentes na mesma gaiola é muito arriscado. Só é recomendável fazer isso se os hamsters forem irmãos nunca antes separados e tiverem menos de 3 semanas. Isso pode acarretar brigas e acasalamento indesejado. Deixe dois hamsters de sexos diferentes juntos apenas quando a fêmea estiver no cio, para o acasalamento. Ao término da relação, separe os dois. A fêmea é completamente independente e o macho só tem a atrapalhar na criação dos filhotes.
     HAMSTERS DO MESMO SEXO: Pode ser arriscado, se os hamsters tiverem mais de 6 semanas. Fêmeas nunca podem ser colocadas juntas, pois são ariscas e extremamente agressivas. Machos podem ser colocados juntos, mas devem ser vigiados, porque também pode haver brigas. Em caso de briga, separe imediatamente em gaiolas individuais.
ATENÇÃO: É extremamente recomendável ter apenas um hamster por gaiola!
Atos e reações: significados
     Este texto foi encontrado na internet em vários sites, portanto não sei a autoria deste texto. Esse texto é bastante importante para os criadores, pois ele possibilita uma tradução do que o seu hamster quer dizer com algumas atitudes.
Andar rapidamente pelo lugar, mantendo o corpo sempre junto ao chão: 
Insegurança, lugar não familiar.
    - Estufar as bochechas: 
Intimidação.
  - Limpar-se meticulosamente: 
Sentido de conforto, de estar em paz.
  - Bocejar: 
Contentamento, relaxamento.
   - Levantar as duas patas dianteiras: 
Defesa de uma fêmea quando atacada por um macho.
  - Saltar no ar: 
Bom humor, excitação.
    - Sentar na parte posterior do corpo: 
Atenção ou agressão.
   - Apontar as orelhas para trás: 
Cansaço ou insegurança; medo, mau humor, agressividade, atenção.
  - Deitar sob as costas imóvel: 
Postura de defesa; medo.
   - Andar com a parte anterior do corpo abaixada e o rabo levantado: 
Medo, postura de inferioridade, na presença de outros hamsters mais fortes ou mais velhos.
Coçar-se: 
Conforto, relaxamento.
Limpar-se repentina e prolongadamente: 
Estado de alarme, susto.
   - Dobrar as orelhas: 
Atenção.
Hesitar repentinamente: 
Estado de alarme ou medo.

Mitos

Mitos

Mitos

     A criação de hamster no Brasil não é muito difundida, em grande parte devido aos mitos que se criam ao redor desse pequeno roedor. É bastante difícil para uma família aceitar a criação de um hamster se ela não souber ao certo o que é esse animal, suas características e os cuidados que se deve ter com eles.
Hamsters não são ratos. São parentes um pouco distantes dos ratos. Na verdade, eles possuem várias características dos esquilos em especial. Eles se limpam sozinhos, tem rabo curto (quase inexistente), guardam comida em suas bochechas e seguram o alimento com suas patas dianteiras. São animais extremamente organizados e independentes, mas podem ser domesticados e podem se apegar bastante ao dono.
Hamsters não cheiram mal. Eles não necessitam de banho ou limpezas por parte do dono, pois eles se limpam sozinhos. Suas fezes não cheiram mal, porém sua urina tem um cheiro forte e desagradável. Para corrigir esse problema, basta lavar seu ambiente (gaiola) e trocar a serragem com frequência.
Hamsters não transmitem doenças e não precisam de vacinas. Se eles forem mantidos em boas condições de higiene (uma gaiola limpa, com água e alimento sempre renovados) não irão adquirir carrapatos ou outros parasitas. Basta ter pequenos cuidados.
Hamsters podem ser agressivos se forem colocados junto com outros hamsters ou se forem incomodados constantemente. Se você incomodar o espaço do animal, como colocando o dedo no interior da casinha, corre o risco de levar uma mordida. Basta não acordá-lo e pegá-lo com frequência média (ele não gosta que segurem-o a todo instante). Num ambiente com roda de exercícios, comida, água e espaço, aos poucos ele irá se adaptando a você e não será agressivo.
Hamsters são animais extremamente baratos para se cuidar. O animal custa bem barato, podendo até ser adotado sem custos adicionais, sua gaiola pode ser improvisada ou comprada por um bom preço (dependendo do Pet Shop, é claro) e sua ração e serragem para forrar são baratas. Fora que ele não necessita de banhos, vacinas e outros cuidados.
Os hamsters são bons companheiros para qualquer idade, inclusive para crianças. Basta seguir alguns cuidados (ver outras seções do site) e terá um lindo companheiro em sua casa.
Boa sorte na sua criação de hamsters!
Raças: confusões comuns entre criadores 
Enquanto navegava em outros sites de hamsters para ver informações novas, vi que mesmo os que se dizem “entendedores do assunto” cometiam erros terríveis quando o assunto era: raças/espécies.
Veja abaixo algumas explicações:
Topolinos, gerbils, etc. X Hamsters - Topolinos e gerbils não são hamsters! Quantas vezes vi a expressão “hamster topolino” usada! Hamsters são roedores, topolinos são outros roedores e gerbils são outros roedores completamente diferentes. Basta ver que a diferença de tamanho entre eles é grotesca e outras diferenças bem fáceis de associar.
Sírios X Pandas X Dourados X Angorá - Outro erro bem comum é achar que sírio é uma raça, panda é outra, dourada é outra e angorá é outra. Vamos esclarecer as coisas aqui: sírio é uma raça que tem várias variações de cor e pelagem. Existe uma variação de cor a que se deu o nome de “panda”. A variação mais comum de cor e pelagem que existe é a “dourada”, como pode se ver nessafoto. Existem, no entanto, alguns hamsters cuja pelagem é longa, e a eles foi atribuído o nome de “angorá”.

     Anão Russo X Siberiano X Branco-Invernal - Muitas vezes vi confusões entre “siberiano” e “sírio”. Não confunda! Anão russo é uma raça que contém duas variações (sub-raças): siberiano (também chamado de “branco-invernal” ou “winter-white” em inglês) e campbells.

Duvidas Frequentes

Duvidas Frequentes

Duvidas Frequentes

     Eu listei abaixo algumas dúvidas que os criadores freqüentemente têm a respeito da criação de hamsters. Caso sua dúvida não esteja aqui, envie um e-mail através da seção Contato.
1 – É normal meu hamster ficar se limpando, coçando a cabeça?
R: Sim, perfeitamente normal. Eles são animais muito higiênicos. Na realidade eles não coçam a cabeça, mas na verdade as limpam. Isso é sinal de higiene e boa saúde.
2 – Meu hamster não sai da rodinha dele. É normal?
R: Isso é normal. Alguns hamsters podem passar a maior parte do tempo em que estão acordados rodando. Isso é bom para ele se exercitar e não há problemas nisso, desde que haja intervalos para ele comer. Caso seu hamster não rode, isso não significa sinal de má saúde, significa apenas mudanças de comportamento.
3 – Meu hamster fica fazendo barulhos, como se tivesse bocejando, ou suspirando, ou espirrando, não sei identificar.
R: Hamsters às vezes fazem um barulho agudo quando estão achando que alguém está os vigiando e isso é normal. Bocejar é perfeitamente normal e geralmente ocorre quando ele acorda. Espirros podem ser um problema, já que algumas serragens possuem ervas que podem desencadear alergias. Ou então o hamster fica em um ambiente próximo a produtos de limpeza e relacionados de cheiro muito forte.
4 – Raramente meu hamster bebe água, é normal?
R: Hamsters, por morar geralmente em locais com pouca água, têm um organismo que precisa pouco de líquidos. Mas se você usar bebedouro, note se ele consegue sugar a água. Caso não consiga, trocar por um pote de água ajuda bastante. Urina escura é um sinal de pouca água no organismo deles. Caso apresenta urina clara, não há problemas.
5 – Há algum problema de hamsters com barulhos?
R: Se seus hamsters ficarem em um lugar com poucos barulhos e depois forem transferidos para lugar com muitos barulhos, eles notarão a diferença. Como eles dispõem de ouvidos bastante sensíveis, podem se irritar facilmente com sons. Eles ficam desconfiados ao ouvir barulhos no qual não estão acostumados.
6 – Durante o dia, é melhor colocá-los em um lugar com sol e bastante ar ou em um lugar escuro, mais tranquilo?
R: É melhor colocá-lo em lugares escuros, mais tranquilos. Hamsters não gostam de sol, além de correntes de ar poderem prejudiciar sua saúde, já que em seu hábitat natural esses animais vivem em tocas onde não existem esses dois elementos.
7 – Posso criar dois ou mais hamsters do mesmo sexo na mesma gaiola?
R: Sim, desde que sejam irmãos que nunca foram separados. Com hamsters sírios, podem haver brigas, mas as outras espécies são bem mais sociáveis. Além disso, fêmeas brigam mais do que machos na maioria das vezes.
8 – Como saber se minha hamster está prenha?
R: As suas mamas estarão mais aparentes, o que indica que ela está se preparando para amamentação. A hamster ficará mais pesada e com o abdômen mais desenvolvido. O tempo aproximado de gestação é de 18 dias. Caso exceda esse tempo provavelmente sua fêmea não está prenha.
9 – É verdade que hamsters passam doenças para nós?R: Isso é uma mentira. Mentira maior ainda é que hamsters passam leptospirose através da urina. Não confundam as coisas: hamsters em boas condições de higiene e alimentação não terão parasitas.
10 – Hamsters de espécies diferentes podem cruzar?R: Provavelmente não. Já li casos de pessoas que tentaram cruzar hamsters de espécies diferentes e não tiveram sucesso.
11 – Posso passar perfume ou talco no meu hamster para ele ficar com cheiro melhor?R: É recomendável que não. Hamsters são muito sensíveis a produtos como estes. E eles já se limpam constantemente e por isso não causam mau cheiro. Caso o problema seja o cheiro, pode limpar a gaiola com maior freqüência.
12 – Quais são as desvantagens da criação de hamsters?R: Existem muitas desvantagens, embora eu ache que haja mais vantagens do que desvantagens. Primeiro que hamsters vivem pouco. Segundo que, embora sejam muito bonitinhos, um dia perderão esse “encanto”. São animais mais fáceis de enjoar do que cães e gatos, por exemplo. Terceiro, requerem cuidados diários, menos do que os cuidados com outros animais. Tenha certeza de que é isso quer fazer antes de comprar um hamster irresponsavelmente.
13 – Acho que minha hamster está prenha! Quanto tempo demora a gestação?R: A gestação de um hamster sírio varia entre 16 e 18 dias aproximadamente. Outras espécies tem tempo de gestação diferente, mas o médio é de 18 dias.
14 – Eu estou pensando em criar um casalzinho na mesma gaiola. Tem algum problema?R: Muitos problemas! A não ser que você esteja pensando em ter toneladas de ninhadas anualmente, é recomendável não fazer isso. Além disso, a fêmea brigará constantemente com o macho, podendo até matá-lo. A reprodução de hamsters, embora ocorra de forma bastante fácil, requer muitos cuidados especiais e deve ser controlada de todas as formas, como pode ser visto na seção Reprodução.
15 – A minha hamster teve filhotes, mas ela comeu quase todos. O que houve?R: Embora pareça um ato extremamente cruel, muitos criadores são vítimas disto. Felizmente é um problema que pode ser evitado. Para evitar, durante a gestação forneça à hamster gestante uma alimentação com ovos cozidos sem sal, pão embebido em leite e ração de gato. Além disso, não toque nos filhotes até que eles tenham pelo menos 20 dias para que a fêmea não rejeite. Se tiver que pegá-los durante esse tempo, use uma colher ou outro instrumento que não deixe qualquer vestígio de cheiro, ou a fêmea poderá rejeitar o filhote.
16 – Meu hamster fugiu. O que eu faço?R: Assim que notar a fuga, feche todas as portas de todos os cômodos para evitar que o hamster eventualmente fuja para fora de casa. Deixe em cada um dos cômodos um pratinho com ração para hamster. Depois de algum tempo, verifique se em algum cômodo a ração esvaziou. Então siga para este cômodo e procure o hamster em todos os lugares possíveis: debaixo de camas, atrás de estantes, debaixo de armários, atrás de caixas, etc. Mas sempre tome todo o cuidado para não ferir o animal. Existem outros métodos para encontrá-lo, mas este é o mais eficiente. Caso a fuga tenha ocorrido na parte externa da casa, primeiramente que você cometeu um erro, pois é recomendável colocar hamsters apenas na parte interna, nunca do lado de fora. Neste caso, você terá poucas chances de recapturar.

Cuidados

Cuidados

Cuidados


     Na minha visão, esta é uma das seções mais importantes do site. A criação dos hamsters exige responsabilidade e cuidados. Abaixo, citei cuidados com o animal e cuidados com a manutenção da gaiola (comida, limpeza, etc.).
CUIDADOS COM O ANIMAL
Quando for pegá-lo para brincadeiras;
- Antes de segurar seu hamster, lave sua mão com sabão neutro. Se sua mão tiver cheiro de comida, seu hamster pode mordê-lo acidentalmente, pois a visão deste roedor é muito ruim.
- Segure-o em cima de uma mesa ou em locais baixos para que no caso de seu hamster cair não haja ferimentos.
- Não segure-o demais. Volte-o na gaiola algum tempo depois, para que ele não fique irritado.
- Hamsters do tipo anão russo e roboroviski são caracterizados pela grande atividade. É difícil portanto segurá-lo pois ele pode pular da sua mão, o que pode ser fatal. Evite portanto segurá-lo por muito tempo e deixá-lo na mão de crianças.
Quando for soltá-lo para passeios:

- Solte-o em locais onde não existam riscos de choques elétricos, quedas, queimaduras, etc. Fique sempre vigiando o hamster para que ele não entre em locais inacessíveis, onde você não poderá pegá-lo depois.
- É recomendável usar uma pequena coleira para evitar que ele fuja ou rodas de exercício do tipo esfera, onde ele poderá andar sem risco de entrar em locais pequenos ou se acidentar. Se não tiver esses dois acessórios, tome o máximo de cuidado possível.
- Solte-o dentro de casa, em quartos por exemplo. Não solte-o no quintal ou fora de casa. Você terá poucas chances de recuperá-lo depois.
     Cuidados com a limpeza e escovação do animal:
- São dispensáveis banhos em seu animal. A não ser que ele esteja realmente muito sujo e mal-cheiroso, você pode passar uma toalha úmida sobre ele e depois secá-lo usando outra toalha. Atenção: nunca passe talco ou sabão em seu hamster ou molhe sua cabeça!
- A escovação em hamsters não é muito importante, apenas deixa-o mais bonito e pode limpar seu pêlo. Ele também pode gostar que você escove suas costas. Use uma escova de dentes com cerdas macias (pode ser uma não usada mais) e não use água.
  Cuidados com as unhas e dentes do hamster:

- Os dentes dos hamsters crescem continuamente, sem parar. Por isso, a ração dada aos hamsters deve ser dura, para que eles gastem seus dentes. Ela deve incluir sementes, grãos e pedaços de biscoito para cachorro duros. Também é recomendável dar galhos de árvores frutíferas para eles roerem ou outros acessórios especiais que podem ser encontrados em alguns Pet Shops.
- As unhas dos hamsters podem incomodar um pouco quando você for segurá-lo. Se elas estiverem muito grandes e estiverem arranhando muito, você pode forrar uma parte da gaiola com lixas para que ele apare as unhas ou então pode levar a um veterinário especializado para o corte das mesmas.
  CUIDADOS COM A GAIOLA
Cuidados com o local onde a gaiola vai ficar:
- A gaiola deve ficar longe de correntes de ar intensas. É recomendável ficar no interior de cômodos onde a janela fique fechada, nunca na parte externa.
- A gaiola deve ficar longe da exposição solar.
- A gaiola deve ficar longe de tintas, produtos de limpeza e combustíveis que exalem um cheiro muito forte. Isto pode acarretar alergias e doenças.
   Cuidados diários:
- Mantenha sempre água fresca, limpa e abundante à disposição do animal.
- Renove sempre a quantidade de comida do hamster.
- Mantenha sempre à disposição do hamster papel higiênico sem cheiro e/ou algodão para que ele construa seu ninho.
Cuidados semanais:
- Troque a serragem e lave as partes principais da gaiola e seus acessórios com sabão neutro e água. Os potes de água e comida devem ser limpos somente com água.
(Caso queira manter a gaiola sempre com cheiro agradável, essa troca pode ocorrer mais de uma vez por semana)
  Cuidados mensais:
- Troque a serragem e dê uma lavada rigorosa em toda a gaiola com sabão neutro e água. Os potes de água e comida devem ser limpos somente com água.